segunda-feira, 15 de junho de 2009

Divisão de Golpes


Divisão dos Golpes

A parte física da Capoeira é a que faz o espetáculo da arte e a que exige mais do aluno capoeirista, afinal a capoeira é feita de golpes e contra-golpes em sua totalidade. Na capoeira, os golpes são chamados de Movimentos.
Didaticamente, podemos dividir os golpes da capoeira em três estilos diferentes, ou seja, em três grupos:

Movimentos Traumatizantes;
Movimentos Desequilibrantes;
Golpes Mortais

Movimentos Traumatizantes

Bênção, Chapa, Martelo, Queixada, Meia-lua de frente, Armada, Meia-lua solta, Meia-lua de compasso, Rabo de arraia, Chapa Giratória, Parafuso, Gancho, Martelo rodado, Chapa de costas, Chapa rodada,
Esporão, Martelo de chão, Ponteira, Cutilada, Galopante, Joelhada, Cabeçada, Godeme, Giro de Costas, Chapéu de Couro, Eclipse, Vôo de morcego.


Movimentos Desequilibrantes

Vingativa, Banda de costas, Arrastão, Boca de calça, Rasteira, Banda, Tesoura de costas, Tesoura de Frente, Tesoura em uma perna, Tesoura em ambas as pernas, Rasteira de mão, Banda trançada, Apanhada, Balão de lado, Crucifixo, Dentinho, Gravata baixa, Arqueado, Baianada, Balão cinturado, Gravata alta, Cruzilha, Cruz, Gira baiana, Giro de chão, Relógio, Chibata.

Golpes Mortais

Os que podemos chamar de golpes mortais são todos estes movimentos e mais alguns que por ventura apareçam, pois há uma infinidade de movimentos na capoeira. Para que um golpe destes seja mortal, basta que ele seja aplicado com maldade em pontos vitais ou mais sensíveis do corpo, como as têmporas, a nuca, o mediano da coluna vertebral, o estômago, os pulmões, o fígado e outros pontos do abdômem ou da cabeça.
Se mal aplicados, estes golpes ou qualquer outro golpe de capoeira poderá ser mortal ou deixar inválido o capoeirista desatento.
Exemplo de um golpe mortal é a PONTEIRA, que se for aplicada com maldade e força na altura do estômago, causa uma hemorragia imediata, sem muito o que se fazer para socorrer a vítima. Outro golpe que pode ser fatal e imediato é o MARTELO CINTURADO que acerta, na maioria das vezes, as costelas do adversário no rumo do baço.
Quando acontece um ataque destes, pouco há de se fazer. Geralmente a vítima morre no meio da roda ou até mesmo pode ser atirada para fora da roda, tendo além do traumatismo fatal no baço, fraturas múltiplas devido à queda.
Existe ainda uma outra maneira de se dividir em grupos os golpes da capoeira que nada mais são do que conjuntos de golpes que se assemelham e desta forma facilita o aprendizado.

Os golpes são:

DEFESAS: negativas, resistência, esquivas, cocorinha.

ATAQUES RODADOS: meia-lua, queixada, armada, meia-lua de compasso, meia-lua solta, chapéu de couro.

ATAQUES FRONTAIS: bênção, esporão, chapa, martelo, ponteira.

ATAQUES VOADORES:armada, queixada, meia-lua solta, martelo voador, vôo do morcego.

MOVIMENTAÇÕES: ginga, eu ia, rolê, fuga, troca, atravessa, meia volta, volta ao mundo.

GOLPES DE MÃO: galopante, godeme, asfixiante, cutilada, quebra-queixo, abafador.

ACROBACIAS:saudação, aú, duplo S, compasso, macaquinho, palhacinho, queda de rins, giro de cabeça, salto uno, salto duplo e triplo, salto mortal, eclipse, voador.

DESEQUILIBRANTES: rasteira, arrastão, chibata, vingativas, tesouradas, bandas.

ESPECIAIS: cabeçada, coice, batida de frente, carrinho de mão, trava de perna, boca de calça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário